quinta-feira, 31 de março de 2016

WILMA VAI DE PT DO B E PODE SER CANDIDATA A PREFEITA DE NATAL.

 
PTdoB.

É esse o novo partido da ex-governadora Wilma de Faria. Será a presidente da legenda no Estado. Pode ser candidata à prefeita ou à vereadora, numa aliança com o PSDB. Wilma acabou de sair do gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza.
 
fonte: http://www.celsoamancio.com/

COM QUAIS INTERESSES OU INTENÇÕES, VEREADORES INELEGÍVEIS QUEREREM VOLTAR PRRA BASE GOVERNISTA EM MACAU?

Vereador Lampião "pacificou" seu discurso.

Os nossos edis vão mostrando realmente quem são um a um quem realmente são diante do "aperto" do novo cenário político que se desenha, Dantas e Lampião já abandonaram o barco do prefeito afastado Kerginaldo Pinto e já estão na base e dando sustentação a base governista do interino Eisntein Barbosa.

O caso mais engraçado é do vereador lampião, inelegível até o presente, ficou injustificado sua "volta" aos braços do poder pelo fato de não poder disputar as próximas eleições, o que teria despertado para o vereador Lampião voltar ao governo? estamos de olho nas nomeações dos cargos que estão sendo publicadas no D.O. e vamos investigar.
Lampião tem seu nome estampado na última lista dos inelegíveis por parte do TCE/RN. ainda também tem uma ação de improbidade dele e mais dois ex presidentes no TJ/RN que transitou em julgado, deixando impossibilitado de disputar cargos eletivos por oito anos.

Ainda esta semana teremos mais vereadores " arrependidos " que irão se justificar a volta aos braços do governo. Estamos aqui atento! 

quarta-feira, 30 de março de 2016

REFERÊNCIA NA SAÚDE DO INTERIOR DO ESTADO, GESTÃO DE HÉLIO MIRANDA EM GUAMARÉ AVANÇA NO DIA A DIA


Dando seguimento ao processo de expansão das ações de saúde no município, a Prefeitura Municipal  de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste dia (29), os serviços de Cirurgias Otorrinolaringológicas, onde foram realizados procedimentos cirúrgicos em crianças de nosso município.
O primeiro paciente foi o garoto,  Pedro Lázaro, (4 anos), um filho de Guamaré. A criança teve a oportunidade de ser atendido por uma equipe médica por excelência, no Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Lucas de Miranda. Lázaro, como é mais conhecido, passou pela cirurgia de amígdala e adenoide. Ele passa bem, e a cirurgia foi considerada um sucesso pela a equipe médica.
Lázaro, garoto cirurgiado.  
Mais um fato a ser comemorado por toda população do município, tendo em vista, o difícil acesso a esse tipo de cirurgia na rede credenciada ao SUS em nosso Estado. Agora, o centro cirúrgico do  Hospital Manoel Lucas de Miranda, passa a oferecer mais uma modalidade cirúrgica a população, que além de Cirurgias gerais, ginecológicas e vasculares, passa a oferecer também o serviço de Cirurgias otorrinolaringológicas, se tornando em um dos mais completos serviços de Cirurgias Eletivas do Estado do Rio Grande do Norte. A equipe de profissionais que atuam no centro cirúrgico do Hospital Manoel Lucas de Miranda, se sente motivada no poder de resolutividade que a gestão do prefeito Hélio Miranda, tem proporcionado na equipe e consequentemente a toda população Guamareense.
Deste que o prefeito Hélio Miranda, assumiu a prefeitura, o governo vem realizando investimentos na área da saúde, nos serviços de alta qualidade e complexidade, com aplicação de recursos financeiros próprios, disponibilizando como prioridade em benefício do povo.
Fonte: http://www.guamareemdia.com/ 

GUAMARÉ LEVA O SOCIAL AS COMUNIDADES.


O Sistema Único da Assistência Social – SUAS obteve grandes avanços na última década, garantindo, através de políticas sociais próprias, a efetivação dos direitos básicos aos cidadãos brasileiros que delas necessitam, além de promover o acesso ao mundo do trabalho. Hoje, a Assistência Social é uma política pública que fomenta o controle e a participação social, contando com os gestores, trabalhadores e usuários da Assistência, o que tem assegurado a condução da Política de forma transparente e democrática.
O Sistema Único de Assistência Social – SUAS na Comunidade tem por objetivo levar às localidades de Guamaré os serviços socioassistenciais e equipamentos disponíveis no município, a fim de realizar a chamada “busca ativa” na comunidade, que consiste na procura intencional dos usuários com renda per capita de até R$ 77,00, em situação de vulnerabilidade e risco social apontadas pelo Cadastro Único e Vigilância Socioassistencial, que ainda não foram alcançados pelos serviços oferecidos dentro das proteções sociais. Na proteção social básica o público atendido serão: famílias que estão dentro dos critérios, porém não recebem o benefício do Bolsa Família; famílias que estão com seus Cadastros desatualizados desde o ano de 2012; pessoas com deficiência que não recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC; famílias que residem em tipos precários de moradia.


Na proteção social especial de média e alta complexidade, foram identificados para atendimento pela busca ativa: crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho infantil; famílias que tem pessoas em sistema carcerário e crianças que residem com parentes de terceiro grau e/ou sem nenhum parentesco com a família.

Também é proposta do SUAS na Comunidade ampliar as discussões no Fórum Comunitário, onde serão dados retorno a população, das demandas estabelecidas em outros momentos de Participação Social, como o I Fórum Comunitário, realizado em 2014, em conjunto com outras Secretarias, a VI Conferência Municipal de Assistência Social e a III Semana do Bebê, realizadas em 2015.
Buscando atender o público prioritário da Assistência Social, a SEMAS inicia nesta quarta-feira (30/03), o SUAS na Comunidade, convidando a todos os cidadãos guamareenses a participarem deste momento ímpar na gestão do nosso Prefeito Hélio, que vem fortalecendo o acesso a população no atendimento aos seus direitos conforme, preconiza a política de Assistência Social.
Para a participação dos atendimentos estaremos oferecendo nossos serviços e discutindo nossa Política nas seguintes comunidades:

CRONOGRAMA DO SUAS NA COMUNIDADE:
SANTA MARIA III e SANTA PAZ - 30/03/2016 -TARDE E NOITE
UMARIZEIRO - 12/04/2016 - MANHÃ E TARDE
LAGOA DOCE, MANGUE SECO I E II - 19/04/2016 - MANHÃ E TARDE
LAGOA SECA - 10/05/2016 - TARDE E NOITE
PONTA DE SALINA, QUILOMBO E MORRO DO JUDAS - 17/05/2016 - TARDE E NOITE
SALINA DA CRUZ E LAGOA DE BAIXO - 07/06/2016 - MANHÃ E TARDE
BAIXA DO MEIO - 21/06/2016 - TARDE E NOITE
CENTRO DE GUAMARÉ - 05/07/2016 - TARDE E NOITE

terça-feira, 29 de março de 2016

EMANCIPAÇÃO DO ALTO DO RODRIGUES: O pior dos últimos 53 anos. Por Eider Medeiros

                                                       




                                                   O PIOR DE TODOS OS TEMPOS 

 
A atual gestão envergonha o cidadão Alto-rodriguense. 
A data de aniversario da fundação de uma cidade é motivo de orgulho para todo cidadão. 
Toda cidade de interior se organiza durante todo ano para celebrar o seu aniversário. 
A atual gestão governou a cidade durante os últimos 3 anos de uma forma tão desastrosa, que vem destruindo com tudo o que a cidade tem, inclusive com a sua data maior: o seu aniversário. 
De forma melancólica, a cidade chega na data do seu aniversário observando o prefeito e secretários usufruindo de gordos salários e de fartas mordomias sem ao menos se darem  ao trabalho de fazer um calendário com atividades para a data comemorativa da cidade.
Atualmente, a prefeitura arrecada mais de 4 milhões de reais por mês para governar uma cidade com pouco mais de 12 mil habitantes e o prefeito vem a publico dizer que a prefeitura passa por dificuldades financeiras. Isso é no mínimo irônico. 
Nos dois primeiros anos da atual gestão, a prefeitura arrecadou –segundo o prefeito em suas palavras - 127 milhões. Em contraste, nos dois primeiros anos da minha gestão, a cidade arrecadou 51 milhões. Isso mostra que a atual gestão teve uma sobra de 76 milhões de reais em relação aos dois primeiros anos de minha gestão.  
Posso alistar algumas das muitas realizações nos dois primeiros anos da minha gestão: 
Obras; 
Socorro às vítimas da cheia (com medicamento, locação de casas, distribuição de água mineral e botijões de gás, medicamento e acompanhamento médico, distribuição de colchões e etc.); 
Reforma de casas; 
Construção de casas; 
Novas ruas calçadas; 
Recapeamento asfáltico da Avenida Ângelo Varela; 
Carnaval; 
O evento junino João Pedro; 
Festa da criança; 
Festa da Banana; 
Passeio da Feliz Idade; 
Distribuição do fardamento escolar; 
Mais de duas mil famílias beneficiadas com Cartão Cidadão; 
Recapeamento asfáltico da Rua José dos Santos; 
Recapeamento asfáltico da Rua Bom Jesus ( rua do cemitério); 
Recapeamento asfáltico do centro da cidade; 
Construção do Banco do Brasil; 
Construção de cisternas para o homem do campo; 
Perfuração de poços artesianos; 
Reforma completa do cemitério Bom Jesus; 
Alto Luz do Natal.  
 
Citei apenas algumas obras e ações entre outras que foram realizadas tanto na sede do município quanto nos distritos para nos lembrarmos de como nossa gestão trabalhou muito arrecadando pouco. 
Na atual gestão, nem o prefeito, nem seus secretários apresentaram a sociedade uma programação de atividades, por mais singela que fosse, alusiva ao aniversário da cidade – embora uma programação modesta seria inadmissível levando em consideração os milhões que entram na prefeitura a cada 10 dias. 
SEM NECESSIDADE 
Será que o prefeito, seus filhos e suas cunhadas secretárias não viram a necessidade de ter programado alguma coisa para a cidade? 
Será que as mordomias e os gordos salários que o cargo público está proporcionando para eles, os deixam embotados ao ponto de não levarem em consideração a necessidade do povo? 
Onde eles estão em pleno aniversário da cidade? Viajando, em shopping, em praias, em festanças por aí a fora na capital do Estado? Talvez. 
E o povo e a cidade, como ficam? Parece que na ótica deles não necessidade de se fazer nada para o povo. 
Declarar ao povo que está impedido de fazer festa?! O que essa gestão fez para que fosse impedida de fazer os festejos? Por que o prefeito, suas cunhadas e seus filhos secretários não fizeram uma programação alternativa? 
O conforto deles é tão grande que não lhes permitem se esforçar e fazerem algo de bom para a nossa querida cidade e seu povo? Será que eles acham que não há necessidade? 

 
O POVO MERECE RESPEITO 
Fazem mais de 3 anos que o atual gestor está governando a cidade e até hoje não iniciou, concluiu e inaugurou uma obra na cidade. 
A cidade completa 53 anos de idade amargando nesta gestão o abandono na área urbana e na zona rural,  a desvalorização do servidor público que ainda não tive o aumento, a redução nas gratificações, o atraso em salários, atraso de fornecedores, entre outros absurdos de um governo da quarta cidade que mais arrecada royalties no Rio Grande do Norte. 
Na área de saúde, a falta constante de médicos e medicamento tem sido uma referência na atua gestão. A frota de ônibus e ambulâncias sucateada. Ruas esburacadas, além de escolas e outros bens públicos precisando de manutenção. Prédio da Assistência Social desativado e abandonado. Rodoviária municipal caindo aos pedaços. Tudo isso demonstra a falta de zelo e de carinho do prefeito para com a cidade e seu povo. 
E o pior de tudo é que, ao sair da prefeitura, deixei no orçamento a construção do novo hospital, de 400 casas, do centro de apoio ao idoso, de uma creche com 90% concluída, a ampliação do mercado municipal em andamento, a construção dos pórticos da cidade iniciados, a instalação de dois dessalinizadores na zona rural. Deixei também um convênio para a construção de um conjunto de  40 casas, adquirido com verba do PAC2, e até hoje essas casas foram iniciadas, mas não foram concluídas. 
Faltaria tempo de alistar o que a cidade e o povo perderam na atual gestão. Acredito que em breve a população dará um basta neste descaso. 
Desejo a todos de minha cidade que não percam a esperança de ver a nossa cidade voltar a crescer e ser aquela cidade alegre que sempre foi.
 
ATT.
Eider Medeiros


segunda-feira, 28 de março de 2016

EINSTEIN E PMDB: " O primeiro amor a gente nunca esquece "


A saga do prefeito interino em busca do PMDB é desenfreada, O atual prefeito não se entrega e continua a busca implacável para ter o "PMDB" ao seu lado.

O que teria em mente o atual prefeito já consolidado no PRB ou PP pra apostar todas as fichas na legenda do PMDB, que tem uma imagem muito mais negativa do quem positiva para com Macau?

Ou estaria já contando de que na vinda do PMDB ele respiraria mais aliviado no legislativo da cidade?, Dando uma reviravolta naquela casa e obrigando os vereadores mudarem de opinião e mudara o vilão da historia? Ao invés dele ser o vilão a câmara trataria Kerginaldo como o mais novo vilão da câmara, deixando-o impedido de voltar ao cargo de prefeito. 

Einstein já demonstrou muita inteligência e vai comendo pelas beiradas, porém se essa jogada acontecer ele irá carregar um peso enorme ao seu lado, Uma câmara desgastada e sem muita opção.

PREFEITURA DE GUAMARÉ SEMPRE APOSTANDO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. REALIZA SEMINÁRIO DIRECIONADO AOS ADOLECENTES DO MUNICÍPIO.

  
O NUCA REALIZA O SEMINÁRIO “GUAMARÉ GARANTINDO OS DIREITOS DO ADOLESCENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS”




Na terça-feira (22-03), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou o Seminário Ser Adolescente tendo por Tema: “Guamaré garantindo os direitos do adolescente nas políticas públicas”.
O seminário Ser Adolescente foi à culminância de todo processo realizado ao longo desta Edição do Selo UNICEF – 2013/2016. Consolidando um espaço de diálogo entre governos, organizações que trabalham com essa faixa etária e, principalmente, com os próprios adolescentes.
O seminário contou com debates, palestras e grupos de discussão acerca da garantia dos direitos do adolescente nas políticas públicas no município. Para a realização do mesmo, contamos com a participação das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde, Esporte e Lazer.  

O seminário deu início com o credenciamento dos adolescentes oriundos da rede de ensino, grupos religiosos, culturais e a participação dos profissionais das secretarias envolvidas. Após o credenciamento, a Secretária Municipal de Assistência Social e articuladora municipal do selo UNICEF, Marisa Rodrigues da Silva realizou a abertura do seminário dando as boas-vindas a todos os participantes, enfatizando a importância do processo das ações realizadas pelo NUCA, voltadas para o aprendizado bem como para o exercício da cidadania, a participação social e política dos mesmos debatidos e discutidos com a efetivação do Seminário Ser adolescente.

Ainda na abertura, também fizeram o uso da palavra a Secretária Municipal de Educação a Dra. Cinthya Miranda, representando o Secretário de Saúde à enfermeira Gabriela Solano, o instrutor do PROERD policial Laurindo, a coordenadora do Núcleo Municipal de Educação Especial – NUMEESP, Glaydimar Pereira e o representante dos Adolescentes presentes Leonilson Oliveira. Em seguida, a Conselheira dos Direitos da Criança e do Adolescente Sayonara Morais, apresentou o papel e a importância do CMDCA na garantia dos direitos da Criança e do Adolescente.
Logo após, o NUMEESP através do grupo de deficientes auditivos apresentou uma belíssima pantomima acerca das desigualdades sociais. Em seguida, o instrutor do PROERD ministrou a palestra sobre a adolescência livre das drogas e violência, sensibilizando e ofertando um espaço de discussão visando contextualizar a temática da drogadição alertando sobre os riscos pertinentes a essa faixa etária.
No segundo momento, após o almoço, foram desenvolvidas as oficinas que abordaram as temáticas relacionadas à garantia dos direitos no âmbito das políticas públicas da Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, onde os adolescentes discutiram junto aos facilitadores de cada setorial, levando-os a produção artística através de poemas, cordéis, desenhos que retrataram os direitos garantidos aos adolescentes por cada política participante do seminário.
O encerramento do seminário deu-se por intermédio das apresentações artísticas produzidas nas respectivas oficinas, na qual teve por finalidade a produção de uma cartilha que será produzida e distribuída na rede de ensino e nos equipamentos de atendimento ao adolescente.


quinta-feira, 24 de março de 2016

GOVERNO DO ESTADO VAI DEVOLVER CENTRAL DO CIDADÃO TIRADA DO POVO DE MACAU.

Governo do estado pretende devolver Central do cidadão aos macauenses ainda no primeiro semestre.




Inaugurada na gestão Wilma de Faria, a central do cidadão chegou no ano de 2004 a cidade de Macau e prestou um grande serviços a população da região.



Para a tristeza dos macauenses o governo de Rosalba vira as costas para Macau e de forma vergonhosa a central do cidadão de Macau é despejada por falta de pagamento dos aluguel do prédio. 

Agora o governo de Robinson Faria promete devolver aos macaueses a Central do cidadão com seus devidos serviços a população da região. O governo esta viabilizando a entrega das novas instalações da central na cidade de Macau. já na próxima semana o coordenador agendou viagem a Macau para definir os acertos finais.

OMISSÃO COM A GUARDA MUNICIPAL E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DEVEM SER INVESTIGADOS PELA CÂMARA DE VEREADORES DE MACAU.





A nova fase da câmara dos vereadores de Macau deveria aproveitar o momento atual de ser mais eficiente e abrir uma investigação em relação ao descaso com a guarda municipal de Macau.
No final do ano de 2012 a prefeitura desembolsou quase 150 mil reais para aquisição de 02 veículos importado da marca Jac. Não apropriado para para o serviço tendo em vista o custo benefício, além dos veículos também se compraram 08 motocicletas da marca Shineray, uma marca inferior também para o uso e levando em consideração o custo beneficio.    Um ato no mínimo irresponsável que não seja aplicado uma ação de improbidade, em pouco menos de 01 ano os equipamentos estavam no pátio sem nenhuma utilidade, pra piorar mais ainda o caso as motocicletas estão sendo depenadas, e na sua maioria estão com avarias e e faltando peças importantes. Os vereadores que estão no calor das investigações tem o dever de averiguar e dar uma resposta a sociedade. 
VEJAM OS VALORES INVESTIDOS EM EQUIPAMENTOS NÃO COMPATÍVEL COM A NECESSIDADE DA CATEGORIA:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAU
EXTRATOS DE CONTRATOS
PREGÃO Nº 018/2012. CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Macau/RN. CONTRATADA: BRN DISTRIBUIDORA DE VEÍCULOS LTDA. OBJETO: Contratação de empresa para compra de veículos tipo carro, para uso da Guarda Municipal do município de Macau/RN. VALOR DO CONTRATO: R$73.800,00 (setenta e três mil e oitocentos reais). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 14.014.15.452.001.1275 - Secretaria Municipal de Gestão e Serviços. ELEMENTOS DE DESPESA: 4490.52.00 - Equipamento e Material Permanente. FONTE: Recursos Próprios - PMM. VIGÊNCIA: 90 (noventa) dias, a partir de sua assinatura e publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União. Macau (RN), 16 de maio de 2012. ASSINANTES: Flávio Vieira Veras - PREFEITO. Nicolas Habib - PELA CONTRATADA.

PREGÃO Nº 018/2012. CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Macau/RN. CONTRATADA: BRAVA MOTOS LTDA. OBJETO: Contratação de empresa para compra de veículos tipo motocicletas, para uso da Guarda Municipal do município de Macau/RN. VALOR DO CONTRATO: R$69.000,00 (sessenta e nove mil reais). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 14.014.15.452.001.1275 - Secretaria Municipal de Gestão e Serviços. ELEMENTOS DE DESPESA: 4490.52.00 - Equipamento e Material Permanente. FONTE: Recursos Próprios - PMM. VIGÊNCIA: 90 (noventa) dias, a partir de sua assinatura e publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União. Macau (RN), 16 de maio de 2012. ASSINANTES: Flávio Vieira Veras - PREFEITO. José Roberto de Almeida - PELA CONT R ATA D A.