domingo, 30 de agosto de 2015

SAÚDE: Era uma vez Macau..Hoje é Guamaré.

 O tempo é um dos grandes aliados da democracia. Um bom exemplo disto é voltarmos no tempo e lembramos que na década dos anos 80, Macau tinha o privilégio de contar com a Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, uma referência na área de saúde para toda região. Alí realizavam-se cirurgias e internamentos no geral, além de contar com um quadro de bons médicos. Naquela época, as cidades de Pendências, Alto do Rodrigues e Guamaré se utilizavam da estrutura para socorrer seus filhos que precisavam de recursos e atendimentos médicos oferecidos em Macau. E como o tempo se encarrega de mudar circunstâncias de forma brusca, hoje muitos macauenses saem da sua cidade e estão sendo cirurgiados no município de Guamaré. A prefeitura deste município, investiu cerca de 500 mil reais, e instalou um centro cirúrgico na cidade e hoje se tornou referência em saúde pública para cidades da região.


Prefeitura de Guamaré investiu 500 mil reais no centro cirúrgico.   






terça-feira, 25 de agosto de 2015

CONTA DA ÁGUA: Caern e governo do estado irá rever faturas da conta dágua em Macau.

Diretor presidente da CAERN afirmou que a mesma não esta prepocupada com o faturamento da estatal, para isso prometeu que a CAERN através do governador Robinson Faria irá rever a fatura das contas dos contribuintes em Macau.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Presidente estadual do PSB estima lançamento de 40 candidaturas próprias no RN.

O nome do médico Eduardo Lemos aparece como pré candidatos do PSB.
O PSB/RN prospecta a apresentação de mais de 40 candidaturas majoritárias para as eleições do próximo ano. Esse foi o balanço que a dirigente do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, apresentou, nesta segunda-feira, 24, no Hotel Nacional, em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional de Presidentes Estaduais do PSB.
“Temos nomes fortes nos nossos quadros e podemos e devemos conquistar prefeituras em cidades importantes do nosso estado. Já estamos colocando em prática algumas estratégias para fortalecermos nosso partido”, disse a líder pessebista.
Na pauta, foram analisadas as candidaturas nas capitais e cidades-pólo, uma vez que se apresentar como alternativa competitiva nos principais municípios do país é a estratégia definida pela legenda nacionalmente.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, lembra que nas eleições de 2012 o partido elegeu o maior número de prefeitos de capitais entre todas as legendas: 445. “Ampliamos o número de prefeituras em 42,9%”, afirmou, lembrando que em 2008 tinham conquistado 310 cidades.
O encontro também discutiu a cobrança de um novo pacto federativo, que amenize a difícil situação dos estados e municípios brasileiros, e a necessidade do PSB assumir mais o posicionamento de oposição ao governo federal. Durante o evento, foi lançada a TV 40, novo canal de comunicação do partido.



WILMA DE FARIA IRÁ PARTICIPAR DAS ARTICULAÇÕES DO PSB PARA 2016 EM MACAU.

A líder do PSB no estado deixou claro para o médico Eduardo lemos que irá participar das articulações para próximas eleições de 2016 no nosso município, A eterna governadora da população de Macau em conversa com o amigo e médico Eduardo Lemos, representante do PSB na terra das salinas, a governadora deixou claro que irá buscar apoios para pré-candidatura do médico, Em Macau Wilma foi importante para eleição do ex prefeito Flávio Veras em 2008, onde levou o PSB a votar em Flávio, dando-lhe uma vitoria apertada. " Terá Wilma em mente ir atras do apoio do ex prefeito Flávio Veras para o médico Eduardo Lemos? " Afinal de contas, a aliança pelo menos no âmbito administrativo foi perfeita para Macau, Onde recebeu várias obras na parceria entre governo do estado e município. 


Rodrigo Aladim e Eduardo Lemos...Eduardo Lemos e Rodrigo Aladim???

domingo, 23 de agosto de 2015

CRISE NÃO, FALTOU GESTÃO.

A prefeitura passa por dificuldades...essa é a frase tanto do prefeito como a dos assessores da prefeitura, na realidade pode ate ter essa crise, mas não é por falta de dinheiro e sim de gestão, o início conturbado com a pressão do ex prefeito nos calos da administração onerou as contas da prefeitura, só um exemplo foi os gastos com os carnavais nos dois primeiros anos, anos esse que teve sempre à frente o ex prefeito, chega o rompimento e falta o comando na gestão, já sem seu guardião o prefeito começa a ser minado pelos vereadores e de lá pra cá não se teve mais saúde administrativa em Macau, uma administração que estava na cara que não poderia dar certo, mas diante de todas os impasses sofrido, o governo até o dia 28 de agosto recebeu mais de 49 milhões de reais, uma boa quantia que não justifica a cidade esta suja e nenhuma ação, a exemplo construções de casas populares que não foi feita nenhuma  nessa nova gestão, somente um convênio com o governo do estado que irá entregar cerca de 50 casas na nossa cidade.   

ESCONDE, ESCONDE...


Enquanto alguns edis macauenses junto com o prefeito se articulam para se afastar do eleitor e da população, o vereador Dércio Cabral abraça mais uma luta na cidade de Macau, o projeto de iniciativa do vereador Oscar Paulino que mudou o horário das sessões na câmara dos vereadores não obteve resultado nas sessões, O resultado só foi favorável apenas para aqueles vereadores que queria se fastar da população, O principal nome desse projeto que foi o vereador Oscar Paulino, levou falta no primeiro dia das sessões após a mudança. Dércio irá acionar a parte jurídica, afinal os tramites da  mudança não aconteceram como manda o regimento, pareceres diferentes com diferentes decisões. 




Vereador Oscar, faltou a primeira sessão após a mudança.

 

OCUPANDO ESPAÇOS: Pré candidato Túlio Lemos, começa a ganhar espaço na política e pauta para o bebate os problemas de Macau.






sexta-feira, 21 de agosto de 2015

TSE: EX PREFEITO DE MACAU SERÁ JULGADO NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA.

O ex prefeito de Macau Flávio Veras estará mais uma vez em evidência na próxima semana, Veras terá um julgamento na próxima terça feira no TSE que poderá ser decisivo para sua vida política, É que se absolvido, \Flávio acenderá mais uma vez a intenção de voltar em cena na política macauense. Não é nada fácil, o processo já teve seu mérito julgado e desfavorável pra o ex prefeito que apelou para o STF e não se ver esperança para o ex prefeito. 

 

terça-feira, 18 de agosto de 2015

FERIDA ABERTA: Prefeito exonera esposa do vice prefeito do cargo de secretária do município e crise entre os dois já é realidade.

O diário oficial do município do  último dia 17 de agosto chegou com surpresa pra alguns e para outros já era o esperado, é que o prefeito e o vice como o blog já vinha alertando, não se entendem mais, pelo lado o desgaste administrativo e sem perspectiva  e mudanças teria levado o vice a tomar certas decisões, por outro lado o prefeito sendo pressionado pelos vereadores da base para dar um tratamento diferenciado ao vice prefeito, pois bem...a crise esta instalada mais uma vez. 



Publicação da exoneração da secretária de Gestão e Serviços do município.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PROCESSO DO EX PREFEITO DE MACAU ENTRA NA PAUTA DO TSE.

Os anjos protetores dos políticos, se é que existem, não tem sido nada camarada com o ex prefeito de Macau, é que o cenário nos últimos meses não tem sido momentos para ser lembrado pelo ex prefeito e seus aliados. Flávio Veras vem acumulando mesmo fora de uma gestão processos e mais processos, pra completar o calvário, o recurso eleitoral que se arrasta a anos entre o TSE e o STF vai chegando ao seu fim, que por sinal não será nada agradável para o ex prefeito que comprovadamente " comprou a eleição de 2004 ". O recurso deve ser julgado amanha no pleno do TSE.



A UNIÃO DEVE COMEÇAR POR CASA.

Com demonstrações diferentes de outros pleitos, os primos Eduardo Lemos e Túlio Lemos, começam a demonstrar que irão conduzir esse pleito e principalmente o período das pré candidaturas de uma forma mais madura. Tem sido assim nas primeiras conversas e deverá continuar nas decisões em que diz respeito a família, como em todos os grupos existe algumas divergências, isso começa a ser passado entre o médico e o jornalista. Se o blog estiver certo do que irá acontecer, Eduardo Lemos e Túlio Lemos levarão pra qualquer palanque o governador Robinson Faria e a ex governadora Wilma de Faria, Os primos que juntamente aos grupos do médico José Antônio Menezes, Major Fernandes, Daniel casas potiguar, O PT local e outras lideranças locais, irão viabilizar o nome para disputar o próximo pleito municipal, afinal dividiram o palanque com o atual governador Robinson Faria em 2014.



sexta-feira, 14 de agosto de 2015

RAPIDINHAS DO BLOG.


Da 3ª Reunião entre vereadores e prefeito:


* Ficou decidido a exoneração em média de mais de 100 contratos

* Cada vereador terá " somente" 18 cargos em comissões

* Extinções de secretarias, agregando-a a outras secretarias

* Contenção de alugueis de imóveis

* Contenção de alugueis de veículos

* Realização de licitação para o transporte do município 



Política 


* Logo depois de uma rodada de pesquisa, ela seja verídica ou não, deixou alguns prefeitáveis sem entender onde esta o erro de todo o trabalho realizado.

* Alguns nomes citados nas pesquisa aparecem bem na fita problema será na hora de registrar a candidatura, já que o fantasma da lei da ficha limpa anda em Macau faz tempo.

* Mesmo sem aparecer até mesmo no seu trabalho que realiza a frente da prefeitura, Perfil sempre posto por ele, o nome do assessor Ubiratan Bezerra apareceu na tão falada pesquisa.  

* O médico e líder do PSB de Macau, Eduardo Lemos mais uma vez cotado para assumir a secretaria de saúde do estado, Eduardo recebeu do próprio governador a missão. Resta saber se aceitará ou não.

* O descredito da população com os vereadores de Macau é tão grande, que tem gente que diga que a rejeição dos edis é maior que a do prefeito.
  


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FALTA ÁGUA....FALTA INFORMAÇÕES À POPULAÇÃO.

A falta de água é realidade, mas também a falta de uma real situação deixa a população mais aflita ainda na nossa região. O blog entrou em contato com o amigo Eduardo Lemos para que visse a verdadeira situação que se encontra as providências por parte do governo e a Caern ele e falou: " Falei com João Alberto, diretor de operações e manutenção da Caern, e ele relatou que amanha irá com a equipe e a polícia ambiental para região que se encontra o barramento e tentar o mais rápido possível solucionar o problema, já que a A.N.A. liberou mais uma boa quantidade de água pra região. " Sendo assim, a normalização do retorno da água não deve ser tão rápido assim. Uma pergunta: Porque que agora essa equipe virá até a região pra se tomar providências?   

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CÂMARA DE VEREADORES: Vereadores de Macau trocam o sofrimento da população por falta de água e vão discutir cargos com o prefeito em Natal.

a pouco tempo do fim dessa legislatura, os vereadores fecham com chave de ouro quanto a " preocupação e a determinação" para com aqueles que os elegeram. reuniões vem acontecendo na capital do estado entre o prefeito e os edis macauenses desde semana passada, mas pra tristeza da nossa população é de que as reuniões são meramente de interesses deles, nada em prol da população, a cidade padece a dias sem água, e até o momento não se vimos por parte dos vereadores nem muito menos do executivo uma ação pelo menos de conscientização para com a população, é triste ver nossos representantes se trancarem e discutir interesses pessoais. O rio piranhas pede socorro, maquinas e homens trabalham incansavelmente para retornar o abastecimento de água em Macau, não vimos um vereador pelo menos visitar o cenário que é de fazer pena. 


Onde já foi água, virou lama

Onde já foi água, virou lama

Onde já foi água, virou lama





MPRN pede à Justiça realização de concurso para o Itep/Rn em 90 dias

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN)  entrou na Justiça com uma ação civil pública com pedido liminar, solicitando que o Poder judiciário determine, em caráter de urgência, a realização de concurso para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep/RN). De acordo com o MPRN, o objetivo da ação é recompor o quadro de profissionais".
Segundo a nota divulgada pelo Ministério Público estadual, o pedido solicita que a Justiça Estadual obrigue o Governo do Estado a realizar, no prazo máximo de seis meses, concurso público e o provimento de nove cargos de Perito Criminal e de 15 cargos de Médico-Legista.
O MPRN ainda pede que o Estado seja obrigado a enviar projeto de lei ao Poder Legislativo visando a criação de 100 cargos de Peritos Criminais e 68 cargos de Médicos-Legistas, comprovando no prazo de três meses o cumprimento de eventual obrigação. 
Por fim, a ação também solicita que até o fm deste mês sejam adotadas medidas de redução de despesas com pessoal, especialmente a redução em pelo menos 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança. Na ação, foi pedida também, em caráter de liminar, a fixação de multa diária e pessoal ao Governador do Estado no valor de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
Ainda de acordo com a nota emitida pelo MPRN, a ação tem por base o relatório final desenvolvido pelo Grupo de Trabalho interinstitucional criado para apresentar um diagnóstico da situação do Itep no Estado (NatalMossoró e Caicó), contando também com participação de membros do MPRN, do próprio Judiciário e da Força Nacional. Entre as propostas apresentadas no relatório, consta a realização de concurso público para ajustar o efetivo de profissionais de perícia do Itep.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

MACAU E A SUCESSÃO 2016: Padre Lenilson na chapa majoritária governista poderá unir parte da oposição.

Lenilson no Mega Brega e o sorriso de candidato.
Faltando pouco tempo para as eleições municipais, além de uma aceitação popular baixa, o prefeito de Macau já começa a dar sinais de que a sua reeleição não será uma imposição. O último Mega Brega, festa tradicional local, serviu de termômetro para que todos pudessem observar que uma das saídas  para o atual governo garantir a sucessão municipal, será apostar no nome do atual secretário de Educação, Pe. Lenilson Silva. O secretário, que  circulou por toda área da festa e posou para muitas fotos, desperta no prefeito a virtude de ver  em Lenilson o trânsito livre para muitos que formam a oposição.  Lembrando também que o secretário votou em Robinson Faria, além de manter um elo de amizade e respeito com o médico macauense Eduardo Lemos, como também afinidades com o atual vereador Dercio Cabral, já que tanto PSB e PPS são aliados com o PMDB no estado. Diante deste quadro, uma possível candidatura de Lenilson ao executivo, mudaria todo quadro atual.




JOGADA DE MESTRE: Com a permanência da secretária de saúde Elizabete Carrasco, saúde de Macau poderá ser terceirizada.

Fontes nos garante que não passou de uma tentativa a possibilidade de exoneração da Secretária de Saúde, Elisabete Carrasco.
 Com a experiência de vários anos de Gestão Pública e percebendo a fraqueza da Administração do Prefeito Kerginaldo Pinto, Carrasco dará com maestria um xeque-mate, nesse final de semana, no Chefe do Executivo e nos Vereadores municipais e assumirá uma posição inabalável na Gestão do Pinto com todos os poderes possíveis.
Esperta e visando conseguir mais espaço e poder no governo, e sempre com o apoio da velha raposa da política macauense, vereador Oscar Paulino.
Estrategicamente, a gestora fez uma carta de exoneração e divulgou em toda a secretaria de saúde a sua possível saída da secretaria de saúde do município, sabedora da vergonha que o Governo de Kerginaldo Pinto passará, caso viesse se concretizar a sua exoneração, pois seria o quinto gestor em menos de 3 anos.
Ela tem a mais absoluta certeza que o prefeito Kerginaldo Pinto dará agora, as condições de trabalho que Ela tanto almeja e reivindica, e tentará colocar seus planos, que no mínimo são preocupantes para Macau e os servidores da saúde, tendo em vista que o carro chefe desse plano é a possibilidade da terceirização da saúde do município, onde através de “consórcio” seriam contratados empresas e profissionais para prestarem serviços ao município, acontecendo isso, demissões de servidores e redução de salários e benefícios ao trabalhador da saúde serão metas principal desse audacioso plano, já que o prefeito Kerginaldo Pinto em sua administração desastrosa acha que demissões e reduções de salários será a salvação da lavoura.
No entanto, isto seria um desrespeito total a sua base aliada, que já não ver com bons olhos a importação de gestores de outras cidades, já que não ralaram nem deram nenhuma contribuição política eleitoral, nem tão pouco tenha algum compromisso com Macau. Além disso, no momento em que os vereadores requerem mais espaço no governo e somado as demissões dos seus aliados políticos.
A permanência de Carrasco, “será crucial para os vereadores chutarem de vez o pau da barraca”, nos diz a fonte palaciana.
Desde que a Sra. Elisabete Carrasco assumiu a secretaria à folha de pagamento da saúde aumentou significativamente, em contrapartida, o caos se instalou de vez na Secretaria de Saúde, falta de medicamentos, falta de médicos, falta de equipamentos de fisioterapia, unidades de saúde precária como é o caso de Diogo Lopes e Quixabas, corte de energia elétrica de postos de saúde, demissões, Pronto Socorro superlotado, baixo número de atendimento médico-odontológico nos postos de saúde, atraso no pagamento de fornecedores e prestadores de serviço, falta de vagas no transporte para Natal, indício de manipulação de sistemas de informações para manutenção de repasse do Governo Federal.
Mas, não se engane Elisabete responsabilizará sempre os seus antecessores e o Prefeito pelo fiasco da sua gestão.
Além disto, quem achou que a gestora traria recursos para a cidade se enganou, em menos de 3 meses, a Secretaria de Saúde já sofreu dois bloqueios financeiros por parte do Ministério da Saúde, acreditem se quiserem, pois devido a falta de alimentação de sistemas de informação, como pode ser comprovado através da Portaria 750, de 17 de julho de 2015 e recentemente o posto de saúde de Ilha de Santana sofreu bloqueio.

Com a redução de receitas da saúde, devido à incompetência da gestora em administrar a saúde de Macau, está inviabilizando a inauguração da Unidade de Saúde recentemente concluída. Ou seja, o medo de Kerginaldo Pinto em exonerar a Secretária de Saúde sacramentará de vez a perda de governabilidade de sua gestão, aumentará a insatisfação popular e a rejeição ao governo, colocará um balde de água fria na tentativa de reeleição de Kerginaldo Pinto e do Vereador Oscar Paulino, que foi o grande responsável por trazer Carrasco para saúde de Macau. Mas, quem sofrerá mesmo será a população de Macau que já sofre com os escassos e pífios serviços de saúde, proporcionado pelo gigantesco endividamento da Prefeitura Municipal de Macau provocado pela irresponsabilidade administrativa do Prefeito Kerginaldo Pinto, que não tem dinheiro para comprar uma cibalena.  

domingo, 2 de agosto de 2015

MESMO SEM AJUDA DO MUNICÍPIO, ESCOLINHA DE FUTEBOL NA COHAB SOBREVIVE NO LIMITE.

A força de vontade e querer fazer o esporte ultrapassa os limites e até mesmo a paciência de quem gosta de futebol, no conjunto da Cohab a uns 8 anos, iniciou se numa brincadeira de amigos, de lá pra cá tornou-se num projeto comunitário e porque não dizer social, Aldemir Mota, fundador da Escolinha “ Aldemir Mota” conta com duas categorias de futebol, uma de 12 á 14 anos conta com 25 jovens e outra de 15 à 18 conta com pouco mais  de 20 jovens. Sem ajuda alguma do poder publico, de preferência a secretaria de esportes, Aldemir conta que poucos ajudam, mais mesmo assim agradece essa pouca ajuda que na maioria das vezes são anônimas, “ trabalhamos com bolas costuradas, nosso material é umas ajudas que fico pedindo a uns e outros... já procurei a secretária de esportes e eles nunca nos ajudaram e nem muito menos uma resposta...eu só quero continuar ajudando esses meninos..é meu sonho “ disse Aldemir. Tive acompanhado de perto o trabalho, vi uma força de vontade enorme desse rapaz e de toda que participam, lamentável não se valorizar que realmente quer ajudar. Irei pessoalmente procurar o vereador Andrew Leite, que é meu amigo particular e esta a pouco tempo à frente da secretária pra visitar esse trabalho e tentar ajudar nesse projeto.





Macau terá seu 5º secretário de saúde em pouco mais de dois anos de gestão.

Macau deverá ter nos próximos dias mais uma mudança no comando da secretaria de saúde do município, a atual secretária Elizabete Carrasco deverá entregar o cargo nos próximos dias, se já não entregou. A atual secretária teve sua aposentadoria deferida e publicada no D.O. do estado no último dia 22. Nomeada no início de janeiro, Elizabete veio pra uma missão árdua, principalmente pelo fato de ter sido indicada politicamente. Indicada pelo vereador Oscar Paulino, a secretaria não consegui emplacar, uma prova e lição para o prefeito que pastas como saúde e educação não se pode usar como moeda eleitoreira.