terça-feira, 30 de junho de 2015

EDUARDO LEMOS: A união em Macau é o sentimento do governador para 2016.

Eduardo,Robinson e José Marcos Freire, diretor do Detran
Em visita com o governador Robinson Faria a sede do Detran-RN, o lider do PSB Eduardo Lemos afirmou que o sentimento e a vontade do governador é unir todos que apoiaram sua eleição no palanque municipal em Macau. Para Eduardo, a união é o caminho e aqueles que pretendem colocar o nome para disputa tem que se desarmar, e virem sem atropelos. "Temos uma ligação com o governador desde a campanha de 2004 em Macau, e pelo que conheço o governador, ele  vai ouvir todos que apoiaram sua candidatura em Macau, não tenho dúvida disso." 
Afirmou Eduardo Lemos.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

JÚNIOR BENEVIDES É CANDIDATO SIM EM CARNAUBAIS. TRE DEFERIU O REGISTRO DE CANDIDATURA HOJE A TARDE.

O TRE deferiu agora a tarde o registro do candidato do PSB em Carnaubais Júnior Benevides, favorito pra vencer as eleição, Júnior caminha pra assumir de fato a cadeira de prefeito, já que assumi interinamente.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE MACAU PODERIA DEIXAR DE SER UM PROBLEMAS A MENOS PRA POPULAÇÃO.

O jornalista Túlio Lemos levantou em um de seus programas diários na 94 FM Macau um assunto que foi um dos mais polêmicos na era de " taxas, impostos e contribuições públicas" para com a população, O assunto que o jornalista levantou, foi o da C.I.P. contribuição de iluminação pública, um imposto que a população não tem o retorno que merece, Túlio questionou uma das alternativas seria a implantação de placas de energia solar, com a manutenção bem mais barata e rápida. Ouça o comentário do jornalista em relação as mudanças da tradicional energia, para energia alternativas para os prédios e iluminação públicas.   

Ouçam o áudio: http://migre.me/qqAZe 

terça-feira, 23 de junho de 2015

CARNAUBAIS: MP ELEITORAL OPINA PELA IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE JÚNIOR BENEVIDES.

O MP eleitoral ofertou parecer contra o registro de candidatura do preeito interino e  candidato a prefeito nas eleições suplementar em Carnaubais. O parecer oi dado hoje e em breve a justiça julgará o registro da candidatura do atual prefeito e candidato pelo PSB.

PARECER DESFAVORÁVEL À JÚNIOR BENEVIDES.

CENTRAL DO CIDADÃO: GOVERNO DO ESTADO PODERÁ REABRIR CENTRAL DO CIDADÃO EM MACAU.

Wilma inaugurando a central do Cidadão em Macau.
O sonho da central do Cidadão de Macau volta a ser o assunto em Macau, desde que a ex governadora Wilma inaugurou a Central do Cidadão na nossa cidade, e fechada pela ex governadora Rosalba que macau padece desse importante serviço. O governador Robinson teria garantido a volta da Central e solucionar esse problema que beneficiaria toda região salineira. Não se sabe se na época era o poder do médico amigo Eduardo Lemos, ou a força de vontade da governadora Wilma de Faria em fazer por Macau. resta esperar e torcer para que a nossa Central volte a realizar importantes serviços a nossa cidade e região. ontem o o governo mandou à Macau o coordenador das centrais do cidadão o Dr. Eugênio Gondim para reavaliar alguns prédios onde poderia funcionar a repartição, a visita foi acompanhada pelo ex prefeito Afonso Lemos,o jornalista Túlio lemos, o sindicalista Araujo Neto e o empresário Daniel Dantas. 


Visita ao prédio onde poderá ser a Central do cidadão de Macau 

Visita ao prédio onde poderá ser a Central do cidadão de Macau


domingo, 21 de junho de 2015

CARNAUBAIS: JUSTIÇA ELEITORAL DEFERE O REGISTRO DE CANDIDATURA DE DINARTE DINIZ.

O juiz da 47ª Zona Eleitoral, Dr. Henrique Baltazar Vilar deferiu nesta última sexta feira o registro de candidatura do empresário Dinarte Vieira Diniz para o cargo de prefeito na eleição suplementar em Carnaubais. Dinarte irá enfrentar o atual prefeito interino Junior Benevidis do PSB que ainda espera o deferimento de sua candidatura pelo TRE. A eleição suplementar no município de Carnaubais, foi determinada pela decorrência da cassação do ex prefeito Luizinho Cavalcante que foi cassado pela justiça eleitoral.

DORMINDO COM O INIMIGO

Fotos: Cidade do Sal.com
O governo vem demostrando que esta na contra mão do legislativo macauense, os últimos acontecimentos naquela casa, o governo vem perdendo de goleada, semana passada o ex presidente da casa e atual vice presidente Oscar Paulino, articulou um a votação de um requerimento onde colocava em saia justa o executivo municipal. O requerimento seria de uma solicitação de documentos da contratação e de de cópias das licitações do serviço de limpeza urbana de Macau. O serviço já vem sendo questionado nos meios de comunicação e agora parte do órgão mais legítimo pra fiscalizar. Diante disso por coincidência ou não, o TCE determinou o pagamento parcial do contrato da empresa responsável pela execução do serviço, mostrando que o governo perdeu o comando de quem era pra defender, mesmo sabendo que eles tem a responsabilidades de serem imparciais. Não se sabe qual a reação do governo, afinal 

 " Quem tem amigos e correligionários assim, não precisa mais de adversários "



Oscar articulou a votação

Vereador Dantas acompanhou e votou

Vereador Champirra se absteve da votação
pra Oscar votar novamente como presidente.

Vereador Andrew acompanhou o voto
pelo provimento do requerimento
.

domingo, 14 de junho de 2015

SUCESSÃO 2016 JÁ COMEÇOU EM MACAU.

Os bastidores da campanha de 2016 já começam a dar o norte do que está por vir. Chegou ao nosso conhecimento de que o vereador da oposição Dércio Cabral (PPS) e o suplente de deputado o agora Tenente Coronel da PM André Fernandes já começaram a se desarmar e entrar em acordo com a possibilidade de caminharem juntos. Sem nada ainda definido, porém a certeza que se tem é a de  que é com conversa que se chegará a um bom entendimento. O blog procurou o Major Fernandes e o mesmo confirmou que as conversas estão bastantes adiantadas e que foi procurado pelo vereador Dércio que compartilha com o mesmo pensamento seu: a unidade. " Se nos não nos desarmarmos e não chegarmos a um entendimento agora, poderemos repetir o mesmo erro de 2012",  disse o suplente de deputado estadual Tenente Coronel Fernandes que traz em sua bagagem quase 25 mil votos em todo o estado, destes  sendo quase 5 mil somente em Macau. A oposição já começa a se se desenhar, resta saber o que irá acontecer com os demais pré candidatos. Pelo lado do suplente a deputado Fernandes .  temos o pré candidato Túlio Lemos que também é do PSD, partido do governador Robinson Faria;  já pelo lado do vereador Dércio Cabral, temos no seu grupo político o ex prefeito José Antônio que também sinaliza como pré candidato.  Se este for o cenário  desenhado, resta no tabuleiro o nome do médico Eduardo Lemos do PSB, partido  da ex governadora Wilma de Faria e o grupo político do ex prefeito Flávio Veras, que agora  também se apresenta como  oposição. O caminho é árduo, porém deverá existir um entendimento entre os diversos grupos da oposição, afinal 
" 2016 esta apenas começando. "

sexta-feira, 12 de junho de 2015

MINISTÉRIO DA SAÚDE REALIZARÁ AUDITORIA NA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE MACAU..


Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS) estará em Macau, entre os dias 15 a 19 de junho, com o objetivo de apurar denúncias de supostas irregularidades ocorridas na execução do Programa de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A fiscalização do DENASUS vem oportunamente, após as várias denúncias feitas pelo Conselho Municipal de Saúde de Macau (CMSM) ao Ministério Público e outros órgãos. A pasta da saúde em Macau não passa por bons momentos, afinal já é o 4º secretário em dois anos de governo. 



quinta-feira, 11 de junho de 2015

CÂMARA DE MACAU APROVA REQUERIMENTO QUE IRÁ ABRIR A CAIXA PRETA DO CONTRATO DA LIMPEZA URBANA DE MACAU.

A câmara de vereadores aprovaram nessa última quarta feira o requerimento do vereador e ex presidente daquela casa Oscar paulino do PMDB, onde ele solicita cópias do contrato,atas do certame de licitação e outros do serviço de limpeza urbana de Macau. O contrato é milionário, chega a quase 5 milhões por mês. Detentora de mais de quase vinte anos à frente da limpeza urbana de Macau,  a TCL nunca perdeu uma disputa de licitação. O mais engraçado é que ano passado o vereador Dércio Cabral entrou com o mesmo requerimento, e mesmo assim os mesmo vereadores votaram contra, seria porque o ex prefeito Flávio Veras ainda estava aliado ao atual prefeito Kerginaldo Pinto? ou realmente os vereadores resolveram acordar e fazer cumprir seus verdeiros papeis diante da sociedade macauense? uma coisa é certa. a caixa preta do lixo de Macau pode esta sendo aberta, e acredito que o vereador Dércio Cabral deverá encaminhar cópias ao MP, que com certeza já tem essas cópias e anda investigando. 

extrato do contrato da limpeza urbana de Macau.

terça-feira, 9 de junho de 2015

GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE MACAU RETOMA PROJETO HABITACIONAL IMPLANTADADO DE 2007 À 2011 EM MACAU.

O Governo do RN, através da Companhia Estadual de Habitação e conseguiu resgatar recursos para a retomada de 629 unidades habitacionais em 13 municípios, sendo a cidade de Macau contemplada com 53 moradias, que serão iniciadas no próximo dia 19. Os contratos foram assinados durante solenidade na manhã desta terça-feira, 09, no Centro de Convivência do Idoso Afonso Solino com as presenças do prefeito Kerginaldo Pinto e da Secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria.  O programa já tinha sido implantado no governo de Wilma de Faria, onde prevalece os cadastro realizados na época. Na cidade de Macau, as unidades habitacionais serão construídas em Salinópolis e no Bairro dos Navegantes em forma de conjunto e em terrenos dos próprios beneficiários em outras localidades do município.

Flávio Veras: Nada de prisão domiciliar, Ex-prefeito não pode ausentar-se de Comarca em caso de necessidade de investigação.

Ao apreciar recurso do ex-prefeito de Macau, Flávio Vieira Veras, nesta terça-feira (9), a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) esclareceu os termos da fixação da medida cautelar fixada em relação a ele. A medida consiste na proibição de que Veras ausente-se da Comarca de Macau quando a permanência dele seja conveniente ou necessária para a investigação ou instrução referente a processo judicial.
A Câmara Criminal reforça que Veras deve ser notificado previamente do ato processual específico que restrinja sua liberdade. A decisão do órgão de julgamento do TJ potiguar ocorreu à unanimidade de votos. Também ficou ratificado no julgamento que as demais medidas cautelares aplicadas no acórdão embargado, todas cumulativamente aplicadas, são reguladas pela unidade judicial de origem, de acordo com o voto do relator do processo, desembargador Glauber Rêgo. Em primeira instância, o processo julgado relacionado à presente situação é o de Nº 0100203-89.2015.8.20.0105, originário da Vara Criminal de Macau, que envolve o ex-governante da cidade de Macau e outras nove pessoas. Ele foi processado sob a acusação da prática de crime de responsabilidade. A acusação do Ministério Público Estadual é a de que ele seria o mentor e articulador em esquemas de desvio de dinheiro público da prefeitura de Macau nas contrações de bandas durante o exercício do cargo de prefeito nos dois mandatos, com início em 2005 e término em 2012.


segunda-feira, 8 de junho de 2015

CÂMARA DE MACAU GASTA MAIS DE 30 MIL REAIS COM CELULARES NO PERÍODO DE 2013 À 2014.

A câmara de Macau no período de 2013 à 2014 chegou a gastar mais de 30 mil reais com telefonia móvel, um gasto desnecessário diante uma repartição com poucos cargos de confianças da presidência, O volume de despesas com telefonia móvel da câmara, chegava a quase R$: 1.500,00 reais por mês, sabemos que em um plano de caráter jurídico, cada chip tem um custo de pouco mais de 30 reais, daí uma prova do desperdício de dinheiro público. O ex presidente Oscar Paulino deve se explicar diante desses gastos somente com telefones celulares. 

Despesas de celulares da câmara dos
vereadores de Macau no ano de 2013.

Despesas de celulares da câmara dos
vereadores de Macau no ano de 2014.

STF resolve investigar José Agripino pelo "Sinal Fechado"

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu abrir um inquérito contra o senador Agripino Maia (RN), presidente nacional do DEM, após pedido encaminhado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O parlamentar foi citado em delação premiada de empresário do Rio Grande do Norte na qual é acusado de ter cobrado propina de R$ 1 milhão para permitir um esquema de corrupção no serviço de inspeção veicular do Estado. O caso chegou ao Supremo em março e a decisão de abertura de inquérito foi tomada pela ministra relatora do caso, Cármen Lúcia, na última sexta-feira (20). O processo tramita no Supremo em segredo de Justiça. A delação premiada, feita pelo empresário George Olímpio que, segundo promotores que acompanham o caso, teria montado um esquema envolvendo as principais autoridades do Rio Grande do Norte para aprovar uma lei que criava o sistema de inspeção veicular no Estado. A aprovação da lei, segundo a investigação, teria ocorrido sem obedecer os trâmites legais. O esquema de corrupção é investigado pela Operação Sinal Fechado, deflagrada em 2011. Procurado, o senador disse desconhecer o pedido de abertura de inquérito contra ele no STF. “Não fui comunicado de nada e o que eu posso lhe dizer é quem um primeiro ponto trata-se de um reposicionamento por parte de alguém que foi a cartório declarar o contrário do que se supõe estar declarando agora. Trata-se de um processo que já foi apreciado na PGR e arquivado. Eu não tenho informação sobre as razões que estariam levando à reabertura desse assunto”, disse ao jornal “O Estado de S.Paulo” por telefone. Segundo o senador, o delator teria registrado em cartório uma nota que nega o teor das acusações feitas em delação premiada. Maia afirma que esse caso já havia sido analisado pela Procuradoria-Geral da República e arquivado por “inexistência de indícios mínimos”. O parlamentar afirma ainda desconhecer os motivos que teriam levado à reabertura do caso. 


quinta-feira, 4 de junho de 2015

JUÍZES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN GANHAM 107 VEZES MAIS DO QUE A MÉDIA DO TRABALHADOR POTIGUAR.

Levantamento feito no portal da transparência do TJRN revela que em 2014 os quase  200 juízes do TJRN receberam um salário médio de  R$ 75 mil por mês.

Considerando o ano todo, cada juiz recebeu em média mais de R$ 900 mil reais por ano.
Vale lembrar que vários benefícios são agregados à remuneração mensal dos juízes.Um deles é o auxílio-moradia pago aos juízes no valor de  R$ 4.377 por mês.

Enquanto isso, segundo o IBGE, a renda média do trabalhador potiguar em 2014 foi de apenas R$ 695 por mês.

Esse valor é 107 vezes menor do que o recebido em média pelos juízes do TJRN no mesmo período. No estado do Rio de janeiro, deputados pediram uma CPI para apurar supersalários dos juizes daquele estado. 

CONTENDO DESPESAS: Câmara de Macau já economizou no combustível em relação a gestão passada.

Um dos fatos que chama atenção dos primeiros meses de gestão do 2º biênio da câmara de vereadores de Macau, foi o fato de que nos primeiros cinco meses, a nova gestão já economizou mais de mil reais de combustível em relação ao mesmo período da gestão passada no ano de 2014. de janeiro à maio de 2014, a câmara consumiu quase 12 mil reais em combustível, já a gestão atual no mesmo período só utilizou pouco mais de 10 mil reais. Um fato real extraído do próprio portal da transparência do legislativo macauense. Um fato real que de uma maneira ou outra é louvável pelo fato de que o objetivo é de contenção de despesas, já que a crise também bate nas portas de todas os seguimentos.







quarta-feira, 3 de junho de 2015

PREFEITURA DE MACAU ENTRA COM EXECUÇÃO FISCAL CONTRA EX PREFEITOS DE MACAU.

Recomendado pelo MP, a prefeitura de Macau ajuizou duas ações de execução fiscal contra o ex prefeito de macau Flávio Vieira Veras. Veras teve condenações no TCE, onde foi condenado a devolução de dinheiro ao cofres publico e mais multas. O município também ajuizou uma ação de execução contra o ex prefeito José Antônio Menezes.  




segunda-feira, 1 de junho de 2015

COM O CUSTO DE QUASE 17 MIL REAIS POR DIA, LIMPEZA URBANA DE MACAU SERÁ INVESTIGADA PELA CÂMARA MUNICIPAL.

O vereador Oscar Paulino impetrou o requerimento de nº 27/2015 e  solicitou em plenária, cópias de contratos e atas das das reuniões da comissão de licitação de Macau referente ao certame que tratava da limpeza urbana de Macau, pelo que o vereador questionou na tribuna, o fato de que a prefeitura gasta por dia quase 20 mil reais com a limpeza urbana precisa ser revisto, " ou seja, o lixo de Macau custa 700 reais por hora ao nosso município."